Programação de UX na #CPBR9

Programação sobre UX na #CPBR9

Publicado por em 04/01/2016.

     

    Pelo quarto ano seguido estou fazendo a curadoria na área de criatividade da Campus Party Brasil. Nos três anos anteriores, prezei muito pela variedade de assuntos: stop motion, direção de arte, música, cinema, design, entre outros. Já no último ano me dediquei principalmente em abrir espaço para novos palestrantes (alguns palestrando pela primeira vez).

    Porém, nessa edição de 2016 resolvi dar ênfase em atividades focadas na área de UX. Basicamente, 80% das atividades na qual eu fiz a curadoria trazem temas relacionados a experiência do usuário, usabilidade ou design thinking.

    A Campus Party Brasil 2016 – #CPBR9 – acontece de 26 à 31 de janeiro no Anhembi, em São Paulo. Se interessou? Então dê uma olhada na lista de atividades de UX da #CPBR9. E para ver a programação completa, acesse a agenda do evento.

    Workshop: Gamestorming – brincando de gerar soluções

    Quando: dia 27 de janeiro, das 10:30hs às 12:45hs

    Descrição: Apreender através de técnicas de jogos como criar dinâmicas que gerem resultados em pouco tempo.

    Facilitador: Hilton Menezes é Design Estratégico da Kyvo Design e Inovação. Tem Mestrado em Computação pela UFSC e Especialização pelo Instituto Europeo Di Design, ajuda empresas como Samsung, Itaú Unibanco, Mondelēz, Sky, Grupo Segurador BB MAPFRE, SEBRAE/RJ, dentre outras, a criar soluções digitais inovadoras. Co-fundador da Service Design Network Brazil e palestrante e facilitador de workshops da DesignThinkers Academy.

    Palestra: User-first Responsive Web Design

    Quando: dia 27 de janeiro, as 15:30hs

    Descrição: Pequenos micro-momentos determinam o que vamos procurar, ler, assistir, consumir, curtir, comprar e compartilhar. Mas o que está por trás das nossas escolhas tecnológicas? Nesta palestra vamos discutir conteúdo, arquitetura, design, código e pesquisa e como a integração destes cinco elementos é fundamental para uma web mais humana e acessível para todos através do design responsivo focado ma experiência do usuário.

    Palestrante: Dani Guerrato é Designer, desenvolvedora front-end e apaixonada por tecnologia. Em 2010 fundou a empresa PopUp Design e, desde então, participou de mais de 100 projetos para marcas de todos os tipos e tamanhos no Brasil e no mundo. Começou como uma profissional autodidata e hoje dá palestras e treinamentos em escolas, empresas e eventos como QCon, Campus Party e Mobile Brazil Conference. O projeto paralelo da Dani, o aplicativo mobile PowerUp, foi o vencedor da competição Google Developers Bus Brasil e ela e sua equipe foram convidadas para receber um treinamento na sede da Google na Califórnia. Escreve artigos técnicos para diversos canais, sempre focados em unir código e design para criar a melhor experiência do usuário. Na dúvida entre empreender ou integrar uma equipe de uma grande empresa escolheu as duas coisas e atualmente divide seu tempo entre o time criativo da multinacional de marketing Red Ventures e projetos de vanguarda na PopUp Design.

    Palestrante: Leandro Lima é Designer, desenvolvedor front-end. Leandro Lima fundou a PopUp Design em 2010 junto com a Dani Guerrato, empresa que trabalha até hoje em projetos que buscam sempre usar o que existe de mais moderno em tecnologias web. Paralelo a isso, Leandro dá aulas e palestras sobre design e desenvolvimento web. Junto com a Dani, palestrou em eventos como a QCon, Campus Party e Mobile Brazil Conference. Em 2015, Leandro Lima passou a fazer parte da equipe criativa da Red Ventures, uma gigante de marketing digital com sede em Charlote, EUA. É um super geek, adora jogar xadrez, é fã do Rubinho Barrichello e além disso, faz um cafézinho de dar inveja!

    Dani Guerrato e Leandro Lima na Campus Party.
    Dani Guerrato e Leandro Lima na Campus Party. Créditos: Instituto Sérgio Motta

    Workshop: Toolkit para o planejamento de produtos e serviços

    Quando: dia 27 de janeiro, das 16:00hs as 20:00hs

    Descrição: No desenvolvimento de um novo produto ou serviço, mesmo quando há uma ideia clara e desejada, é comum que haja desvios no caminho que desvirtuem a proposta inicial. Como evitar que isso aconteça e como canalizar a etapa de concepção para que o projeto caminhe para a direção correta? Como fazer com que todos os participantes alinhem suas visões, objetivos e expectativas?

    Facilitadora: Luciana Terceiro é Designer que trabalha há mais de 12 anos com experiência do usuário e arquitetura de informação. Trabalha há 10 anos na Equipe de Concepção & Interface de Produtos do UOL e estuda Pesquisa de Mercado em Comunicação, na ECA USP.

    Palestra: Visto, logo e-xisto

    Quando: dia 27 de janeiro, as 17:30hs

    Descrição: A Internet das Coisas e as tecnologias vestíveis mudam completamente a nossa forma de se relacionar com a tecnologia, as interfaces e o que se espera das máquinas. Elas também abrem novas brechas e preocupações com relação à privacidade, propriedade e segurança dos novos dados gerados. Esta apresentação busca analisar o novo cenário e propor perspectivas.

    Palestrante: Luli Radfahrer é professor associado de Comunicação Digital da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP há 21 anos. Trabalha com internet desde 1994 e já foi diretor de algumas das maiores agências de publicidade do país. Hoje é consultor em inovação digital, com clientes no Brasil, EUA, Europa e Oriente Médio. Autor do livro “Enciclopédia da Nuvem”, em que analisa 550 ferramentas e serviços digitais para empresas. Escreve uma coluna semanal para a Folha de S. Paulo e tem uma coluna na rádio Bandeirantes, em que discute e analisa as principais tendências da tecnologia.

    Luli Radfahrer na Campus Party
    Luli Radfahrer na Campus Party. Créditos: Jorge Araujo/Folhapress

    Palestra: Criando Personas – Pesquisa e Aplicação

    Quando: dia 27 de janeiro, as 21:15hs

    Descrição: Uma abordagem prática sobre pesquisa com usuários e as etapas e necessidades envolvidas no desenvolvimento de Personas. Começando com o levantamento de hipóteses e indo até a aplicação do material em novos projetos/produtos.

    Palestrante: Gabriel Pinheiro é formado em Design de Produto e especialista em Experiência do Usuário, Gabriel Pinheiro dedica sua pesquisa na concepção de projetos que transcendem o campo de produto/serviço e busca entregar experiências com foco nas pessoas. Também é responsável pelo desenvolvimento do projeto de Personas da Wine.com.br que norteia todos os projetos de design da empresa. Atualmente Gabriel atua como consultor de produtos focados em e-commerce e em seu blog pessoal, fomentando o conhecimento nas disciplinas de Design e Arquitetura de Informação.

    Palestra: O usuário está bêbado – UX é pra todo mundo!

    Quando: dia 28 de janeiro, as 16:30hs

    Descrição: Seu site deveria ser tão simples que até uma pessoa bêbada poderia utilizá-lo. Se um bêbado conseguir, a chance de outras pessoas conseguirem também, é alta! E como fazer isso? Essa palestra explicará, de forma divertida, conceitos, técnicas, ferramentas e dará dicas de usabilidade e UX para fazer seu site, app ou sistema à prova de bêbados. Os conceitos apresentados podem ser aplicados por analistas e desenvolvedores em qualquer projeto, até mesmo em funcionalidades pequenas e quando o prazo e orçamento forem baixos, simplesmente mudando um pouco a forma de se pensar.

    Palestrante: Adriano Schmidt, Arquiteto de Software e UX Strategist em Florianópolis, SC. É desenvolvedor Java desde 2007 e presta consultoria em grandes empresas brasileiras. Autor do blog www.localhost8080.com.br e tem muito orgulho do blog, não por causa do conteúdo, mas por causa do domínio que é muito maneiro! Além disso, recebe dinheiro para ficar bêbado e testar sites em uma perspectiva de UX no www.oUsuarioEstaBebado.com

    Palestra: Faça Design para pessoas, não para ganhar prêmios

    Quando: dia 28 de janeiro, as 17:30hs

    Descrição: O design é um instrumento de branding que deve ser para as empresas a expressão de uma cultura totalmente nova – uma cultura de inovação e apoio focada no bem-estar humano.

    Palestrante: Edu Agni é consultor especialista em User Experience, e trabalha há doze anos com projetos nas áreas de design e usabilidade. É criador e editor do UX.BLOG, curador do encontro de especialistas 7Masters, do iMasters InterCon e da área de criatividade da Campus Party Brasil. É fundador da Mergo User Experience.

    Edu Agni na Campus Party
    Edu Agni na Campus Party

    Palestra: GAIA – Guia de Acessibilidade de Interfaces Web focado em aspectos do Autismo

    Quando: dia 28 de janeiro as 18:30hs

    Descrição: Nos últimos 20 anos, tecnologias computacionais têm sido utilizadas para auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), bem como seus pais, terapeutas e professores. Porém, quando falamos em acessibilidade web, pensamos primeiro em conteúdos acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva. Além disso, ainda temos poucos recursos disponíveis para auxiliar desenvolvedores e designers de interfaces web a compreender como projetar websites que sejam acessíveis a pessoas com deficiências cognitivas ou neuronais, onde inclui-se o autismo. Nesse contexto, o GAIA vem como um conjunto de recomendações para ajudar desenvolvedores de softwares e educadores digitais a entender melhor como desenvolver websites mais adequados às necessidades de crianças com autismo com foco no uso de dispositivos multitoque e interfaces web.

    Palestrante: Talita Pagani é bacharel e mestranda Ciência da Computação, trabalhando com acessibilidade web para crianças com autismo. Trabalha há 10 anos na área de TI e já atuou como designer de interface, desenvolvedora front-end e back-end, tester e analistas de requisitos, sendo atualmente consultora independente de Experiência do Usuário. É líder local da Interaction Design Foundation (IDF) de Bauru/SP e membro do grupo de especialistas em acessibilidade do W3C Brasil.

    Talita Pagani na Campus Party
    Talita Pagani na Campus Party

    Palestra: O que vem depois do Mobile

    Quando: dia 28 de janeiro, as 21:15hs

    Descrição: Apps já dominam boa parte de nosso tempo e também planos de dados, mas nem só de aplicativos vive a web. Como fazer diferença neste meio?

    Palestrante: Richard de Jesus é UX Designer na IBM, apaixonado por moto, eternamente curioso, viciado em café e ultra hiper-ativo. Obcecado por gerar efetivas e marcantes experiências.

    Mesa Redonda: Como as associações e organizações profissionais de UX podem impactar na comunidade

    Quando: dia 28 de janeiro, as 22:15hs

    Descrição: Qual a importância de compartilhar, não somente conhecimento mas também experiências vividas na comunidade de UX juntamente com outros profissionais de tecnologia e design?

    Participante: Diana Fournier é UX Designer Sr no UOL, pós graduada em Mídias Digitais pelo SENAC e graduada em Desenho Industrial pela UFAM. Tem foco em mobile e gerenciamento de projetos com metodologias ágeis. Já trabalhou na Tritone Interativa como Arquiteta da Informação focada em mobile, Try Consultoria e Pesquisas como Analista de Usabilidade e INdT (Instituto Nokia de Tecnologia) como Pesquisadora UX. É apaixonada pelo o que faz e procura sempre colaborar com a comunidade UX.

    Participante: Paola Mouro é mestre em Human Centred-Systems. Já foi Arquiteta de Informação no UOL, trabalhou com front-end, design gráfico e animação em agências e consultorias. Não acredita que seja possível trabalhar com UX sozinha, por isso esquenta a cabeça pensando em como implementar técnicas de colaboração entre áreas de negócios, desenvolvimento e design. Sua tese final de mestrado é um estudo de caso sobre Lean UX.

    Participante: Heller de Paula é graduado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e possui especialização em Design de Serviços pela Escola de Inovação em Serviços (EISE).Trabalha especificamente com UI/UX desde 2010 usando design thinking e lean UX para desenvolver produtos e serviços digitais. Atualmente é UX designer no UOL onde desenvolve desde protótipos até workshops para construção de novos projetos colaborativos. Escreve sobre UX semanalmente e já moderou alguns eventos para aceleração e criação de startups.

    Mediador: Edu Agni é consultor especialista em User Experience, e trabalha há doze anos com projetos nas áreas de design e usabilidade. É criador e editor do UX.BLOG, curador do encontro de especialistas 7Masters, do iMasters InterCon e da área de criatividade da Campus Party Brasil. É fundador da Mergo User Experience.

    Diana Fournier na Campus Party
    Diana Fournier na Campus Party

    Workshop: UX design para startups – Como aplicar o UX de forma lean no seu produto

    Quando: dia 29 de janeiro, das 16:30hs as 18:15hs

    Descrição: Workshop dividido em dois momentos, sendo o primeiro focado em teorias e conceitos relacionados ao universo do UX e o segundo à parte de muita mão na massa. A ideia é falar um pouco sobre conceitos de user experience design, lean UX, usabilidade, design de interação, arquitetura da informação, métodos de pesquisa e validações, sempre ilustrando com cases reais. Na parte prática, os participantes irão, a partir de um problema inicial, estruturar um plano de pesquisa, construir personas e jornadas de clientes potenciais, além de aplicar análises de usabilidade e construir protótipos para realizar testes de usabilidade express.

    Facilitadora: Priscilla Albuquerque é graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina, pós graduada no MBA em Gestão Estratégica do Design pela Univali e especialista em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Diretora de negócios e consultora de UX design na Catarinas Design de Interação. Possui mais de 8 anos de vivência na área de projetos digitais e hoje participa do IxDA (InteractionDesign Association) Florianópolis como líder local.

    Facilitadora: Júlia Ghisi é graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Diretora de planejamento de projetos e consultora de UX design na Catarinas Design de Interação. Mentora do Startup Weekend e Social Good Brasil Lab, instrutora do Programa do Sebrae Startup SC. É uma das realizadoras do programa de aceleração para startups Darwin Starter.

    Palestra: A emoção da experiência e a experiência da emoção

    Quando: dia 29 de janeiro, as 17:30hs

    Descrição: Nessa palestra, falaremos sobre o impacto das nossas emoções nas interações do dia a dia e a importância de se conhecer a origem e função das emoções para projetar experiências enriquecedoras.

    Palestrante: Bia Russo é graduada em Design, especialista em fatores humanos, mestre e doutora em Experiência Emocional pela TU Delft, na Holanda. Atua há mais de 10 anos como consultora, pesquisadora, educadora e coach em inovação guiada pelo design. Como consultora, trabalha ajudando empresas a enxergar oportunidades e desenvolver produtos, serviços, processos e relacionamentos mais valiosos e sustentáveis. Coordena e atua em projetos, facilitando o processo de inovação (facilitação criativa), criando experiências de relacionamento com clientes e colaboradores, desenvolvendo projetos educacionais de mudança de cultura e reeducação empresarial. Tem em sua lista de clientes a Nokia (DE), Motorola (EUA), Sara Lee (NL), L’Oréal Paris (FR), TomTom (NL), Mongeral Aegon (BR/NL), PHILIPS Design (NL), Itaú (BR), Fundação Avina (BR), entre outros.

    Palestra: Service Design para startups – Melhorando a experiência do usuário do começo ao fim da jornada.

    Quando: dia 29 de janeiro as 18:30hs

    Descrição: Estamos na “era da experiência”, não buscamos mais apenas o serviço e a comodidade, o que queremos a nível de satisfação de desejos é a experiência de consumo, queremos nos sentir especiais. Para startups que já possuem claramente a sua proposta de valor e modelos de negócio, o produto em si é apenas um dos pontos de contato que precisa fascinar e engajar o cliente, e geralmente é nesse ponto que são direcionados todos os esforços da empresa. Entretanto existe um universo de outros momentos de interação do cliente que somados constituem a percepção e experiência de uma pessoa com uma empresa. O que quer que você esteja entregando de valor para o cliente, sempre haverá espaço para orquestrar e melhorar a experiência como um todo e elevar seu nível de satisfação. As metodologias do design de serviço oferecem uma série de recursos que auxiliam a pensar na jornada com um todo, resultando em níveis de excelência que podem significar um aumento expressivo da competitividade.

    Palestrante: Priscilla Albuquerque é graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina, pós graduada no MBA em Gestão Estratégica do Design pela Univali e especialista em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Diretora de negócios e consultora de UX design na Catarinas Design de Interação. Possui mais de 8 anos de vivência na área de projetos digitais e hoje participa do IxDA (InteractionDesign Association) Florianópolis como líder local.

    Palestrante: Júlia Ghisi é graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Diretora de planejamento de projetos e consultora de UX design na Catarinas Design de Interação. Mentora do Startup Weekend e Social Good Brasil Lab, instrutora do Programa do Sebrae Startup SC. É uma das realizadoras do programa de aceleração para startups Darwin Starter.

    Palestra: Por que as pessoas não usam os ótimos serviços digitais que minha empresa oferece?

    Quando: dia 29 de janeiro, as 21:15hs

    Descrição: Saiba como foi o processo de service design aplicado a um serviço digital que a Samsung oferecia a seus clientes e que não tinha muita adesão. Você vai conhecer a jornada desde as descobertas da pesquisa em campo, momentos de ideação, prototipação das soluções e os resultados obtidos com as estratégias que foram criadas.

    Palestrante: Israel Lessak, especialista em Experiência do Usuário com campo de estudo no Design de Serviços, Interação e Estratégias, atua em uma consultoria de inovação orientada pelo design atendendo clientes como o Itaú Unibanco, Samsung LATAM e Mondelēz International. Mentor nacional Ideation Brasil, mentor local no Startup Weekend, líder local da Interaction Design Association, associado à Service Design Network, à DesignThinkers Academy no Brasil e integrante do Startapo, podcast sobre startups e empreendedorismo do Capivalley. Adora conhecer pessoas novas e topa conversar por horas sobre cinema, arte, criatividade, inovação e cultura, se possível em algum café da cidade.

    Mesa Redonda: Justificando Usabilidade nas Empresas

    Quando: dia 29 de janeiro, as 22:00hs

    Descrição: Como podemos comprovar o retorno de investimento em Usabilidade, mudando assim a cultura das empresas para uma abordagem centrada nos usuários.

    Participante: Gabriel Pinheiro é formado em Design de Produto e especialista em Experiência do Usuário, Gabriel Pinheiro dedica sua pesquisa na concepção de projetos que transcendem o campo de produto/serviço e busca entregar experiências com foco nas pessoas. Também é responsável pelo desenvolvimento do projeto de Personas da Wine.com.br que norteia todos os projetos de design da empresa. Atualmente Gabriel atua como consultor de produtos focados em e-commerce e em seu blog pessoal, fomentando o conhecimento nas disciplinas de Design e Arquitetura de Informação.

    Participante: Adriano Schmidt, Arquiteto de Software e UX Strategist em Florianópolis, SC. É desenvolvedor Java desde 2007 e presta consultoria em grandes empresas brasileiras. Autor do blog www.localhost8080.com.br e tem muito orgulho do blog, não por causa do conteúdo, mas por causa do domínio que é muito maneiro! Além disso, recebe dinheiro para ficar bêbado e testar sites em uma perspectiva de UX no www.oUsuarioEstaBebado.com

    Participante: Israel Lessak, especialista em Experiência do Usuário com campo de estudo no Design de Serviços, Interação e Estratégias, atua em uma consultoria de inovação orientada pelo design atendendo clientes como o Itaú Unibanco, Samsung LATAM e Mondelēz International. Mentor nacional Ideation Brasil, mentor local no Startup Weekend, líder local da Interaction Design Association, associado à Service Design Network, à DesignThinkers Academy no Brasil e integrante do Startapo, podcast sobre startups e empreendedorismo do Capivalley. Adora conhecer pessoas novas e topa conversar por horas sobre cinema, arte, criatividade, inovação e cultura, se possível em algum café da cidade.

    Mediador: Edu Agni é consultor especialista em User Experience, e trabalha há doze anos com projetos nas áreas de design e usabilidade. É criador e editor do UX.BLOG, curador do encontro de especialistas 7Masters, do iMasters InterCon e da área de criatividade da Campus Party Brasil. É fundador da Mergo User Experience.

    Inscreva-se no curso UX Strategy em São Paulo

    Dias 06/05 e 07/05  -  Estratégia de Negócios + UX Design

    Publicado por

    Edu Agni

    Edu Agni é designer especialista em experiência do usuário, e trabalha há treze anos nas áreas de design e usabilidade, já tendo passado por agências de design e marketing esportivo, fábrica de software, portal de conteúdo e startups. Atualmente é UX Designer na ContaAzul, curador da área de design da Campus Party Brasil e fundador da Mergo, empresa focada em cursos na área de UX.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.